A maior parte dos brasileiros (52%) tem intenção de comprar ovos de Páscoa este ano. Os gastos médios com os chocolates em geral, devem ficar em R$ 59. Em média, cada consumidor deseja comprar três produtos. Os dados são da pesquisa “A paixão do brasileiro pelo chocolate”, feita pela Nexus e divulgada nesta sexta-feira.
Segundo o estudo quatro em cada 10 brasileiros (43%) nunca compraram sequer um ovo de Páscoa. Paralelamente, 37% disseram adquiriram sempre o produto e outros 19%, às vezes.
O preço alto foi o principal motivo apontado para não comprar ovos ou outros tipos de chocolate para 36% dos entrevistados. O valor do produto foi o dado mais relevante entre os mais jovens (43% na faixa etária de 18 a 24 anos).
A pesquisa mostrou, ainda, que o hábito de consumir ovos de chocolate todos os anos é mais comum entre moradores da Região Sudeste (40%), com idades entre 35 e 40 anos (44%), renda familiar acima de cinco salários mínimos (49%) e filhos menores de 18 anos (50%).
O levantamento revela, também, que 18% entre aqueles 52% que desejam comprar ovos de Páscoa neste ano já foram ao comércio. Os que ainda vão às compras até o domingo de Páscoa (20 de abril) somaram 34%.
Ainda de acordo com o estudo é que 21% das pessoas com renda familiar até um salário mínimo já compraram seus produtos. E 45% entre os com maior renda (acima de cinco salários mínimos) ainda não adquiriram nem ovos ou chocolates para a Páscoa.
Além disso, a pesquisa mostra, ainda, que 45% entre os que desistiram de comprar ovos este ano, quase metade (21%) tenciona adquirir outros tipos de chocolate, sendo que 27% não planejam nenhuma aquisição do tipo.
A pesquisa consultou 2 mil pessoas em todo o país, com idades a partir de 18 anos, entre os dias 27 e 31 de março de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Já de acordo com a Kantar, a Páscoa representa uma oportunidade estratégica para o varejo brasileiro, impulsionando as vendas no início do segundo trimestre. Conforme o estudo, entre março e abril do ano passado, o volume de comercialização de chocolates cresceu 15% em relação a 2023. Já para este ano, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) projeta um crescimento entre 8% e 12% nas vendas em comparação a 2024.
Para alcançar esses resultados, varejistas vêm adotando estratégias para atrair consumidores tanto para lojas físicas quanto para plataformas de e-commerce. De acordo com o Instituto de Pesquisa Nielsen, 65% dos consumidores compraram seus produtos de Páscoa via e-commerce em 2024. A previsão para este ano é que essa participação ultrapasse 70%. Além disso, transações realizadas por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, devem representar mais de 45% do total das compras para o período.
O e-commerce também está na preferência de quem deseja festejar a Páscoa. Conforme os dados da Nielsen, além dos tradicionais ovos de chocolate, outros produtos como cestas temáticas, kits de presentes personalizados e artigos de decoração devem ter impacto nas vendas online, com um aumento estimado de 20% comparado ao desempenho de 2024.
FONTE: 10/04/2025 – MONITORMERCANTIL
Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok