Baixe o AplicativoBaixe o App

(43) 3274-8000Tel.

Catálogos

Compra Food ServiceCompras

HOME
INSTITUCIONAL
DISTRIBUIÇÃO
FOOD SERVICE
INDÚSTRIA
AGRO
BLOG
CONTATO

PREÇOS DE ALIMENTOS SOBEM MAS PERDEM RITMO

Blog


Alta dos preços globais de alimentos foram puxadas por óleos e laticínios; grãos, açúcar e carne tiveram redução
Os preços globais dos alimentos continuaram a subir em novembro, embora a taxa de aumento tenha desacelerado e os preços de grãos e cereais – o maior componente do índice calculado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) – tenham caído.
Nos três meses anteriores, o índice da FAO teve aumentos, e, incluindo novembro, subiram em nove dos dez meses, impulsionados por condições climáticas extremas em áreas de cultivo importantes e aumento dos custos de combustível e transporte. Mas o aumento em novembro foi modesto, 0,5%, e misto, com três dos cinco subíndices em declínio.
O maior movimento no índice foi para óleos vegetais, onde os preços subiram 7,5% para seu nível mais alto em mais de dois anos. A FAO disse que os preços dos óleos de palma, colza, soja e girassol subiram em meio ao que é chamado de “preocupações persistentes” sobre o fornecimento global abaixo da média devido às chuvas intensas no Sudeste Asiático e maior demanda de importação.
Os preços dos laticínios também subiram, avançando 0,6%, impulsionados pelo aumento da demanda por leite em pó, combinado com a menor produção na Europa Ocidental. Esses dois aumentos foram suficientes para compensar as reduções em todos os outros subíndices.
Os preços de grãos e cereais caíram 2,7% em relação ao mês anterior e 8% sobre novembro de 2023. A FAO disse que os preços do arroz estavam 4% mais baixos com base no aumento das forças de mercado, enquanto os preços do trigo caíram ligeiramente. Os preços do milho estavam estáveis, enquanto os preços da cevada e do sorgo tiveram pequenos declínios.
A FAO disse que os preços do açúcar caíram 2,4% em novembro em comparação a outubro, devolvendo alguns dos ganhos dos dois meses anteriores. Os preços da carne, por sua vez, estavam 0,8% mais baixos.
A próxima divulgação do índice mensal da FAO, que fechará os preços globais dos alimentos em 2024, está programada para ser lançada em 3 de janeiro de 2025.

FONTE: 06/12/2024 – MONITORMERCANTIL

Tag(s):

 

Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok