Varejo cresceu 3,4% no Natal e comércio físico teve resultado ligeiramente superior ao virtual
O volume de vendas no varejo brasileiro depois de 1º de novembro cresceu 12,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. É o que mostra estudo da Visa, intitulado “Visa Retail Spend Monitor”, que analisou os gastos dos consumidores na temporada de festas deste ano no setor de varejo e serviços de alimentação durante sete semanas.
Segundo o estudo, as compras virtuais crescem, impulsionadas pela conveniência do digital: o aumento foi de 17,6% no e-commerce brasileiro, em relação ao mesmo período do ano passado.
Os consumidores retornam às lojas físicas: do total geral de gastos no varejo brasileiro, em torno de 74% do volume de pagamentos foi recebido em loja, mostrando que experiências presenciais mais ricas ainda são importantes para o consumidor.
Ainda segundo o estudo, as vendas de roupas e acessórios cresceram 13% nesta temporada de festas em comparação a 2023. E o setor de eletrônicos registrou um aumento acima de 25,9% nas vendas.
Já sobre brinquedos, o Visa Retail Spend Monitor mostrou que o setor também teve alta considerável nas vendas – crescimento superior a 24% em relação ao período analisado do ano anterior. E o setor alimentar teve alta de 18,4% nas sete semanas analisadas em 2024 e em 2023.
Já segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas do varejo no Natal – apuradas entre 19 e 25 de dezembro – cresceram 3,4% em relação a igual período do ano passado, . As vendas presenciais cresceram 3,4% enquanto o e-commerce registrou alta de 2,9%.
Os setores que apresentaram as variações mais positivas foram: supermercados e hipermercados (6,0%), drogarias e farmácias (5,8%), óticas e joalherias (5,7%), turismo e transporte (4,1%), alimentação – bares e restaurantes (3,9%), cosméticos e higiene pessoal (3,3%) e varejo alimentício especializado (3,2%). O único setor a apresentar variação negativa foi vestuário e artigos esportivos (-0,3%).
Na avaliação de Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o resultado mais tímido do Natal este ano pode ter sido impactado pelo forte desempenho da Black Friday.
“Com salto de 16,1% nas vendas, a Black Friday foi o grande destaque do comércio brasileiro esse ano. As pessoas podem ter antecipado suas compras de Natal durante as promoções do final de novembro”, diz Alves.
Em relação ao Natal, especificamente, o executivo afirma que o resultado ligeiramente superior do varejo físico em relação ao e-commerce demonstra a importância das vendas presenciais na data.
“Apesar de as vendas pela internet crescerem ano a ano, o Natal ainda preserva uma forte tradição de compras presenciais. O brasileiro gosta de ir às ruas e comparar diferentes produtos nas lojas”, afirma.
Levando-se em conta apenas o varejo presencial, todas as regiões brasileiras registraram crescimento nas vendas. Em primeiro lugar aparece a região Nordeste, com alta de 4,2%. Em seguida estão o Norte (3,8%), Sudeste (3,7%), Centro-Oeste (2,5%) e Sul (2,0%).
Todas as unidades federativas apresentaram alta no faturamento. Os destaques foram a Bahia (6,6%), o Amazonas (5,6%) e o Rio de Janeiro (5,3%). Na sequência, estão Ceará (4,3%), Goiás (4,2%), Pernambuco (4,0%), Minas Gerais (3,7%) e São Paulo (3,6%).
FONTE: 27/12/2024 – MONITORMERCANTIL
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